Como conseguir o Certificado Internacional de Vacinação

Muitos países do mundo exigem dos turistas brasileiros a carteira de vacinação comprovando a imunização contra algumas doenças, especialmente a febre amarela. E para solicitar o certificado de vacinação internacional, você só precisa seguir alguns passos simples, e o melhor é que você não paga nada por isso.

O assunto é sério e o comprovante é tão importante que, sem ele, você pode ser barrado de entrar em um país. Porém, eu preciso deixar claro que muitos países não exigem o comprovante, mas, mesmo assim, sugerem aos viajantes que estejam vacinados contra algumas doenças. Como é o caso de vários países sul-americanos que estão na região amazônica.

Recentemente, devido ao surto de febre amarela que teve em alguns estados do Brasil, muitos países da América Latina passaram a exigir o certificado de vacinação, tais como Panamá, Venezuela, Colômbia, Nicarágua e Cuba. O mesmo procedimento pode passar a ser exigido por outros países sem aviso prévio, por isso a importância de manter a vacinação em dia e com o certificado atualizado, principalmente quem tem viagens marcadas para o exterior.

Como solicitar o certificado de vacinação

Para solicitar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP, primeiro você deve tomar a vacina exigida. Nos postos de saúde do país, a vacinação é feita gratuitamente, mas, se preferir, você também pode procurar clínicas privadas. O importante, neste momento, é que as anotações sejam feitas corretamente em sua carteira de vacinação brasileira.

Você também deve saber que para algumas vacinas é preciso ter uma margem de segurança, como no caso da febre amarela, que deve ser tomada pelo menos dez dias antes da viagem.

Depois de tomar a vacina, você deve fazer o cadastro no site da Anvisa. Para inserir os seus dados, clique em cadastrar novo. O cadastro antecipado não é obrigatório, mas ele vai adiantar o processo burocrático.

Feito isso, você deve se dirigir a um dos postos de atendimento da Anvisa para retirar o certificado – veja a lista completa com os locais e os horários de atendimento. Aqui, você deve apresentar a carteira de vacinação brasileira com as informações anotadas (data, lote, fabricante, tipo de vacina e a assinatura do profissional de saúde) e um documento original com foto.

São aceitos carteira de identidade, passaporte e carteira de motorista, entre outros documentos. A certidão de nascimento é aceita somente para menores de 18 anos.

Solicitando o comprovante no exterior

Se você estiver no exterior, o procedimento é semelhante, mas em vez de procurar um posto de atendimento da Anvisa, você deverá procurar o consulado brasileiro e fazer o pedido informando seus dados pessoais e apresentando a carteira de vacinação brasileira.

Dai o processo é feito internamente pela representação diplomática junto a Anvisa, e o certificado deve ficar pronto em alguns dias, podendo variar de acordo com o país onde estiver. Segundo informação da própria Anvisa, o CIVP não será emitido para quem tomou vacina fora do Brasil.

Se você perder ou tiver os documentos roubados durante uma viagem ao exterior, solicitar a segunda via do certificado de vacinação também exigirá que você compareça ao consulado brasileiro para fazer o pedido à Anvisa.

E quem não pode se vacinar?

Para aqueles casos em que o viajante não é orientado a ser vacinado – somente um médico poderá decidir isso –, é necessário solicitar um Atestado de Isenção de Vacinação, conforme modelo disponível no site da Anvisa. Com esse documento, será emitido o Certificado de Isenção de Vacinação.

Gostou das dicas? Deixe seu like e compartilhe!!