Cruzeiro no MSC Preziosa

Com certeza uma das viagens mais bacanas para se fazer!! Pra quem nunca foi, segue algumas dicas e como funciona o dia a dia desse hotel de luxo em alto mar!

Eu fiz o MSC Preziosa, atualmente o maior da frota da MSC Cruzeiros, com 18 andares, 330 metros de comprimento e mais de 4300 hóspedes divididos em 1751 cabines, na grande maioria cabines internas, com vista para o mar ou cabines com varanda (eu fiquei em uma dessa). Ainda tem as cabines do tipo suítes, familiares e as especiais da área Yacht Club, que contam com uma série de serviços extras, como mordomo, jornal do dia na cabine, serviços de spa inclusos, menu de travesseiros e mais algumas regalias.

Já no primeiro dia, logo que todos embarcam, acontece um treinamento de segurança, para mostrar pra todo mundo qual o procedimento em caso de acidente. Esse procedimento é obrigatório e se você não participa, recebe uma cartinha em sua cabine para fazer em outro horário, então preste atenção no sistema de som, participe logo e fique “treinado”. Depois disso, quem ainda tem um pouco de insegurança com certeza fica mais tranquilo.

Outra pergunta recorrente é se se o navio balança muito. Bem, esses navios grandes são tão estáveis que na maior parte do tempo você até esquece que está no mar. Tive amigos que foram com esse medo e gostaram tanto da experiência que já foram outras vezes e indicam para todo mundo. Tudo isso também depende do mar, dependendo da rota, enjôos físicos
podem acontecer e é bom levar um remedinho para garantir. Enjoar de ficar dentro do navio é praticamente impossível pela quantidade de coisas que se pode fazer. Quem quiser, dá para passar o dia inteiro no navio sem perceber que está em alto mar ou se “sentir preso”.

O dia a dia é bem agitado a bordo de um cruzeiro. O roteiro que eu fiz foi de 7 noites, saindo de Santos e fazendo a rota Santos, Búzios, Salvador, Ilhéus, Ilha Grande, Santos. Durante o dia o navio para nas cidades citadas e é possível fazer passeios em terra, conhecendo os pontos turísticos de cada lugar. Esses passeios podem ser comprados no navio ou em terra. Quando você desembarca não faltam opções de passeios com as empresas locais. Voltando pro navio, todas as noites tem um show diferente no teatro, com humor, musicais, malabarismo e muito mais. As opções de entretenimento não param por aí: casino, boate, atividades de recreação, kids club, toboágua (sim!), várias piscinas, boliche (já falei que o navio não balança?), festas temáticas, lojas de grife para quem gosta de compras, jogos eletrônicos, cinema 4d, simulador de formula 1, bares temáticos e muito mais.

Quanto a alimentação, o navio conta com um restaurante que fica aberto o tempo todo e você pode comer a qualquer hora. Além disso tem um restaurante onde são realizados os jantares, com serviço à la carte, que já está incluso no valor do pacote, e outras opções de restaurantes com pagamento a parte, onde você pode experimentar outros pratos. Nesse navio, tinha um restaurante Eataly, famosa franquia italiana.

Pra quem quer “tirar férias” da internet, o cruzeiro é indicado! Nos dias de navegação o sinal 3G ou 4G dificilmente pegam. Se realmente você precisa usar a internet, o navio oferece pacotes de dados de internet, mas como depende de satélite, não é muito barato. Já nas paradas ou enquanto você estiver perto da costa, seu celular funciona normalmente (se a operadora ajudar!).

Outra dica importante é em relação as malas. Nesses cruzeiros de 7 noites, haverá pelo menos uma noite “chique”, a famosa “Noite do Comandante”. Não é obrigatório, mas nesse dia todo mundo se arruma, com muitas mulheres usando vestidos e homens terno. É nesse dia que as fotos nas escadas de cristal Swarovski fazem sucesso! Em relação aos jantares, eu gosto de dizer que é para se vestir como se estivesse indo sentar em um barzinho para jantar e tomar um chopp com os amigos ou companheira(o): Com certeza você não vai com roupa de banho!! Fora isso, como em qualquer viagem de verão, pense em roupas leves, confortáveis e fáceis de dobrar, malas pequenas são mais práticas que grandes e roupas com tecidos que não amassam são suas maiores amigas.

Tudo isso dito, nada é regra!! São sugestões baseadas em tudo que vivi durante o cruzeiro. Lá tem muita gente e de todo tipo, portanto sinta-se a vontade para ir do jeito que te deixa mais confortável! 🙂

Dentro do navio tudo é consumido em dólares. Ao fazer o check-in no porto de Santos, você recebe um cartão que serve com chave da sua cabine e para registrar todo seu consumo durante sua estadia. Ele também é o controle de entrada e saída do navio durante as paradas. As lojas oferecem os mais diversos produtos, e pra quem gosta de grifes europeias é um prato cheio. Tudo que for consumido é pago na última noite, pois logo cedo do último dia é o desembarque.

Como falei, o dia a dia do navio é sempre agitado. Mas não se preocupe!! Todos os dias você recebe um informativo com as atividades previstas, horários, deck onde vai ocorrer a atividade, promoções das lojas, valores dos serviços extras (lavanderia, etc) e sugestões de passeios nas cidades que o navio para.

Eu adoro cruzeiro, e recomendo! Se você colocar no papel todas as refeições e entretenimento, a relação custo X benefício geralmente será a favor do cruzeiro. O grande destino com certeza é o navio, o bônus são as cidades que o roteiro prevê. Nos dias que você está em terra, pelo menos os principais pontos turísticos de cada lugar dá tempo de conhecer. Além de tudo, é um ótimo lugar para fazer amigos. Com certeza é uma viagem inesquecível!

Agora, se seu objetivo é conhecer mais a fundo uma cidade, não tem problema!! Navegue pelo Vem pro Mundo e ache seu próximo destino!!

Quer saber mais sobre as paradas que fiz nesse roteiro? Acompanhe o blog que vou postar como foi cada parada em breve!! 🙂

Gostou? Consulte seu agente e viagens e peça seu orçamento.

Gostou do post? Deixe seu like e compartilhe!!