Ainda assim, muitas pessoas ainda têm dúvidas na hora de planejar aquela viagem dos sonhos. Nesse momento, algumas perguntas ajudam o viajante e fazer a melhor escolha. Essas questões levam a uma definição sobre o perfil de quem está viajando. Com estas respostas, planejar uma viagem se torna mais fácil e as chances de acontecer algo errado ficam muito menores. Então, leia as dicas e aprenda como planejar uma viagem.

Para onde ir?

É muito importante escolher um destino que se encaixe ao seu perfil. Pessoas que gostam da agitação de grandes cidades podem se sentir entediadas em uma viagem para a o Deserto de Atacama ou em um safári na África do Sul, por exemplo.

Se estiver planejando viajar com crianças, pense em escolher um destino que tenha programação para os adultos e para os pequeninos. Uma boa dica são os hotéis all inclusive que contam com atividades monitoradas para todas as faixa etárias. Alguns destinos, como Las Vegas,  são essencialmente noturnos e, portanto, nada interessante para crianças.

Para mulheres que viajam sozinhas é importante observar como a cultura do país de destino absorve esta informação: em muitos lugares, como no Egito, uma mulher viajando sozinha poderá ser alvo constante de assédio sexual, o que causa desconforto e uma sensação desagradável de insegurança.

Outra questão importante é pensar na capacidade de mobilidade de quem viaja. Idosos geralmente evitam fazer longas caminhadas ou subir e descer ladeiras. Nesse caso, Machu Picchu e Valle Nevado talvez não seja uma boa opção.

Definindo o destino, não esquecer de verificar se o país de destino exige visto ou passaporte. Esteja atento ainda a outras questões burocráticas como vacinas obrigatórias e seguro viagem. Se tudo isso pesar no orçamento, é hora de escolher outro lugar para passar as férias.

Quando ir?

Com o destino difinido, é hora de decidir a melhor época de visita-lo. Nessa etapa, é essencial ter informações sobre clima, alta e baixa temporada, e buscar pelos melhores preços. Já imaginou chegar no Valle Nevado e não encontrar neve? Ir à Europa no inverno e não conseguir sair de dentro do hotel porque a neve está batendo no seu nariz? Ou, então, desembarcar em uma região em meio a rumores de guerra?

Quem não gosta de frio, viaja no verão. Quem não quer gastar muito, escolhe a baixa estação. Toda informação sobre o destino escolhido poderá fazer com que a viagem seja melhor e mais bem aproveitada já que o viajante estará mais preparado para o cenário que vai encontrar.

É nessa hora que a ajuda de um agente de viagens é bem vinda. Os relatos encontrados nos blogs de viagem também podem ajudar.  Contando suas experiências, viajantes de todas idades, classes sociais e, portanto, com perfis bem diferentes, dão dicas e compartilham histórias reais sobre quase tudo. Bater um papo com aquele amigo mais viajado também vale à pena.

Por quanto tempo?

O tempo quem define é você. Veja a quantidade de dias que você tem disponível para a viagem e adeque ao seu destino. Alguns destinos exigem mais dias para que a viagem seja proveitosa. Se o número de dias que tem disponível não for o suficiente, vale a pena rever a destino.

Quando isso não acontece, o viajante precisa se desdobrar para conhecer tudo o que deseja e, muitas vezes, uma viagem que deveria ser de descanso, resulta em estresse e correria. Outra opção é dividir o roteiro inicial para se adaptar ao tempo disponível. Ao invés de rodar toda a Europa 10 dias, por que não escolher dois ou três países e conhecer melhor sua cultura, história e culinária? Pode ser uma boa escolha para quem quer diminuir o ritmo e descobrir lugares fantásticos.

Outra dica é pesquisar como aproveitar melhor os dias em uma região. Se o plano é visitar Buenos Aires, na Argentina, por que não acrescentar mais dois ou três dias para conhecer Montevidéu, no Uruguai? Como as cidades ficam relativamente perto, essa dobradinha ajuda a economizar tempo e dinheiro.

Como ir?

Com o destino escolhido e definida as datas da viagem, chegou a hora de comprar as passagens. Nessa hora, um bom agente de viagem vai lhe ajudar. Embora algumas pessoas acreditem que a maneira mais econômica seja comprar diretamente pela internet, muitas vezes as companhias aéreas fazem promoções exclusivas para as agências. Pesquise e compare, e não se esqueça do atendimento e suporte que seu agente pode oferecer, principalmente em viagens internacionais.

Para quem não tem segurança em viajar sozinho ou para aqueles que têm dificuldades com a língua falada no país de destino, pacotes turísticos podem ser ideais. Nesses casos, você irá pagar um pouco mais, mas terá toda a comodidade merecida sem ter que se preocupar com quase nada.

Já para os mais aventureiros, viajar de ônibus e de trem vale muito à pena em vários países da América do Sul e da Europa. De forma geral, os preços das passagens são acessíveis e não há preocupações com o conforto e com a segurança.

Gostou das dicas? Deixe seu like e compartilhe!!