Trem da Serra do Mar Paranaense

Eleito pelo jornal The Guardian como um dos 10 passeios de trem mais espetaculares do mundo, a rota Curitiba – Morretes é realmente impressionante!

O trem parte de Rodoferroviária de Curitiba, com destino a Morretes todos os dias as 08h15. Durante aproximadamente 4 horas, o trem percorre os 110 quilômetros viajando pela maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil, acompanhado pela guia Beatriz, que passa muitas informações interessantes sobre a construção da ferrovia e seus 132 anos de história, contando da sua inauguração em 1885.

Além das lindas paisagens, a parte histórica é super relevante nesse passeio que remonta aos tempos da erva mate e a necessidade de levar até o porto para poder exportar. Durante o passeio escutei a história da ferrovia, desde a criação do projeto e a aprovação de Dom Pedro II, até a construção envolvendo mais de 9 mil homens.

Hoje, a empresa Serra Verde Express tem a concessão para explorar a linha turística, e divide os trilhos com os trens de carga que atendem o porto de Paranaguá. Durante o passeio cruzamos algumas vezes com as enormes composições trazendo containers e também percebemos os vagões especiais para o transporte de grãos, que ajudam a escoar a safra do Paraná e outros estados.

Na parte turística, a Serra Verde Express oferece dois tipos de passeios. O trem turístico convencional e a Litorina. No trem convencional, que foi o que eu fui, a companhia oferece serviço de bordo com 01 água ou 01 refrigerante e 01 kit lanche incluso, com guia em português e poltronas almofadadas. Existe a opção Executiva, que oferece também cerveja e guia bilíngue. A Litorina, que só é opção nos sábados, domingos e feriados, é um trem de luxo e exclusivo no sistema automotriz. Possui Bar e poltronas especiais, decoração exclusiva, ar condicionado e guia bilíngue.

O caminho todo oferece lindas paisagens de Mata Atlântica, e após 13 túneis e 110 quilômetros, chegamos em Morretes para passear e descansar a margem do Rio Nhundiaquara, que cruza a cidade e é rodeado de bons restaurantes onde você pode provar o Barreado, prato típico da gastronomia local.

Uma opção bem interessante para quem quer conhecer esse roteiro, é esse pacote pronto que oferece o seguinte:
– Traslado Hotel OU Residência até a Estação de Trem
– Viagem de Trem Trecho Curitiba/Morretes
– Almoço Típico com Barreado
– Tour em Morretes e Antonina
– Retorno rodoviário pela Estrada da Graciosa (MEDIANTE CONDIÇÕES CLIMÁTICAS) ou BR 277
– Chegada em Curitiba prevista para às 17h30
– Guia de Turismo Especializado

Esse pacote sai por R$269,00 para adulto e R$191,00 para crianças .

Para saber mais sobre pacotes e tarifas, visite o site oficial da Serra Verde Express.

Gostou? Consulte seu agente de viagens e peça por produtos da BWT Operadora.

Nota: Esse passeio foi a convite da BWT Operadora e Serra Verde Express como parte da 1ª Convenção da BWT Operadora. As impressões são totalmente pessoais e transparentes, sem qualquer intervenção dos fornecedores no texto.